A OpenAl, conhecida por criar o ChatGPT, anunciou seu mais recente modelo de inteligência artificial (IA) capaz de replicar vozes humanas.
No entanto, a empresa optou por apenas apresentar a tecnologia ao público neste momento, devido aos potenciais riscos de má utilização.
O Voice Engine, como é chamado, tem a capacidade de reproduzir a voz de uma pessoa específica e convertê-la para falar mensagens escritas pelo usuário, tudo a partir de uma gravação de apenas 15 segundos da voz original. A OpenAI afirma ter desenvolvido essa tecnologia no final de 2022 e atualmente está testando-a com um grupo restrito de parceiros confiáveis.
No comunicado de hoje (29), a OpenAI compartilhou algumas aplicações potenciais da tecnologia, buscando iniciar um diálogo sobre o uso responsável das chamadas “vozes sintéticas”. A empresa mencionou possíveis usos benéficos, como auxiliar na leitura para pessoas com dificuldades de leitura, tradução de conteúdo e terapia de voz para pacientes.
No entanto, a OpenAI também reconheceu os riscos significativos associados a essa tecnologia, especialmente em um ano de eleições ao redor do mundo. Ela espera que o Voice Engine incentive a sociedade a desenvolver uma maior resiliência contra esses desafios, sugerindo medidas como a eliminação gradual da autenticação por voz em contas bancárias e o desenvolvimento de técnicas de identificação de conteúdo criado por IA.